Atenção! Inscrições abertas para o pré-ENE: garanta aqui sua participação

O pré-Encontro Nacional da Educação, que acontece dias 23 e 24 de novembro no Auditório do Sindicato dos Bancários em São Luís (rua do Sol, Centro), está com inscrições abertas para participantes. A inscrição prévia garante certificado de participação e busca ainda assegurar a estrutura necessária para quem precisar dela para que possa acompanhar as discussões do evento.

O pré-ENE é uma etapa, como o próprio nome já diz, preparatória, na qual são debatidos, levando-se em consideração a realidade local de onde acontece (eventos semelhantes são realizados em todo o país), os temas propostos a serem incorporados no III Encontro Nacional da Educação, que será realizado ano que vem em Brasília.

As etapas locais levam em consideração a proposta do ENE: uma grande discussão e mobilização que envolva a classe trabalhadora na construção de um projeto público e democrático de educação que atenda às suas necessidades, com o objetivo da emancipação humana, alvo maior do fazer educacional.

Nesse sentido, serão debatidos os eixos que permeiam as discussões da Educação, tais como conhecimento, currículo e avaliação; formação dos trabalhadores da Educação; trabalho na Educação e condições de Estudo; Universalização, Acesso e Permanência; Gestão e organização do trabalho escolar.

O levantamento da situação em cada um desses eixo gera grandes pautas reivindicatórias para que a área tenha condições de atender a demanda dos trabalhadores para a Educação. Foi assim que nasceu, por exemplo, a reivindicação dos 10% do PIB para a Educação (pública).

Ante o quadro de desmantelo da área, de perseguições e censura ao trabalho docente, de graves limitações à pesquisa, entre outros ataques anunciados para a atividade dos educadores, o III Encontro Nacional da Educação ganha ainda mais relevância, e será preciso chegar até lá organizados. Dessa forma, além de o Pré-ENE servir para o levamento das reivindicações rumo à construção de uma pauta mais abrangente e ao mesmo tempo focada do setor, será essencial também para estimular a unidade dos trabalhadores da educação, dos estudantes, bem como do envolvimento da sociedade com a temática.

Este ano, a etapa Pré-ENE no Maranhão contou com o envolvimento de diversas entidades do setor, que realizaram debates, mesas e eventos prévios, com temas que envolveram escola sem mordaça, educação quilombola, indígena e camponesa, a condição feminina e a educação infantil, entre outros debates aprofundados, e que culminarão, agora em novembro, com a realização da etapa maranhense. Para garantir sua participação, clique no link para enviar o formulário AQUI.