Educação e condições de acesso e permanência como direito da mulher, da família e da criança: confira entrevista com professora Thais Lopes

Na manhã desta terça-feira, 30, Thais Lopes, professora do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão, concedeu entrevista à RadioWeb Tambor, na qual falou sobre “O Direito à Educação Infantil e a Condição Feminina”, que também é tema da terceira mesa temática do Pré-Encontro Nacional da Educação, que acontece nesta quarta-feira, 31, a partir das 16h, no Auditório do IFMA Centro Histórico, no bairro da Praia Grande, em São Luís.

A entrevista serviu para mostrar o debate em torno do assunto, e também convidar a todos a ampliar as discussões, especialmente através da participação no evento desta quarta-feira.

À Rádio Tambor, Thais, que é pesquisado de Política Educacional, Educação Infantil e Educação Inclusiva, explicou como a ausência de creches, por exemplo, relaciona-se com outras discussões, como a da Segurança Pública.

Ela mostrou como a demanda por esses espaços está associada à luta dos movimentos feministas, com seu reconhecimento, inicialmente, como direito da mulher trabalhadora, bem como a expansão da Educação Infantil também está inserida na luta das mulheres. A pesquisadora demonstrou ainda como, a partir da Constituição de 1988, com a criança passando a ser vista como sujeito de direitos, essas pautas passaram a ser encaradas como dever do Estado e direito da Família e da Criança. “Essa passou a ser então reconhecida como uma política para as mulheres e para as crianças”, anotou.

O programa no qual a entrevista foi concedida pode ser visto a seguir (a entrevista acontece a partir de 13 minutos decorridos do programa). A mesa temática que acontece no IFMA Monte Castelo nesta quarta-feira é aberta para a comunidade, e ocorre como mais um evento prévio do Pré-Encontro Nacional da Educação, que se realizará no mês de novembro em São Luís: participe!

A entrevista desta terça-feira (30/10), no Radiojornal Tambor, é com Thais Lopes – Professora do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão, atua principalmente com temas relacionados a política educacional, educação infantil e educação inclusiva, membro dos grupos de pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil e do grupo de estudos e pesquisas psicopedagógica e inclusão.O tema central da entrevista será: “O direito à educação infantil e a condição da mulher”.Confira essa entrevista às 11h no site: agenciatambor.net.br#direitos #mulher #direitoaeducacao

Publicado por Agência Tambor em Terça-feira, 30 de outubro de 2018